Terapia Individual
Esse é um processo focado em ajudar o indivíduo a lidar com traumas e conflitos emocionais. O objetivo da terapia individual é ajudar o indivíduo a compreender a maneira como se comporta, a entender suas emoções e a perceber a maneira como aborda as várias situações desafiadoras da vida (muitas vezes sem ter consciência disso), e que o levam a sentir como se sente e agir da forma que age.
Isso permite que o mentorado não seja dominado pelas emoções negativas e o ajuda a aprimorar sua capacidade de tomar decisões. O resultado final, muitas vezes, é que ele se sente melhor com ele mesmo. Os tratamentos são baseados na abordagem cognitivo-comportamental, que tem muitas evidências de eficácia comprovadas por estudos científicos.
Terapia Familiar
Mediação que visa auxiliar a família a encontrar uma alternativa de superação do ponto de conflito, possibilitando a boa convivência entre seus membros. Suporte na superação da perda de um ente querido e/ou superação de experiências traumáticas vividas no ambiente familiar. Terapia de família é entendida como a modalidade de terapia centrada na família como objeto de intervenção. O objetivo é fortalecer e fornecer recursos à família para que possa atuar de forma colaborativa e, graças a isso, dirimir disputas e conflitos que possam ter entre si ou problemas de um único indivíduo.
A família é entendida como elemento fundamental no desenvolvimento do ser humano. É ela que permite ao bebê adquirir um modelo de ver, agir, se relacionar e se comunicar com o mundo. É um elemento essencial na aprendizagem dos aspectos emocionais e relacionais, com grande influência no desenvolvimento do ser humano em todos os âmbitos.
Por isso, esse tratamento tenta envolver dois ou mais membros de uma mesma família para observar e, se necessário, modificar os padrões de interação entre os familiares.
Entende-se que o problema interno do indivíduo é precedido pela presença de conflitos interpessoais que, quando internalizados, podem causar sintomas. O patológico está ligado à não aceitação de novos papéis em um dos indivíduos, sendo os papéis e a comunicação a base da existência de inúmeros problemas mentais e sociais.
Terapia em Grupo
Possibilita a um grupo desenvolver habilidades comuns, como empatia e capacidade de comunicação, buscando diminuir o impacto de suas diferenças e enfatizando o respeito mútuo e a convivência harmoniosa. É um tipo de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo.
Nesse caso, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é essa última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Dessa forma, um dos principais aspectos da terapia grupal é a existência de objetivos em comum. Seja o de compartilhar experiências semelhantes ou de desenvolver certas habilidades, como a empatia e a capacidade de comunicação.
Terapia de Casal
É um atendimento que tem por objetivo promover uma melhor qualidade de vida aos indivíduos e, consequentemente, ao casal, ajudando-os a superarem conflitos conjugais. Relacionamento nem sempre é um mar de rosas, isso todos sabem. Porém, existem momentos em que buscar a ajuda de um psicólogo por meio da Terapia de Casal pode ser o último recurso para salvar a relação e, até mesmo, evitar um divórcio.
Diante da necessidade de tratar questões que atrapalham a vida a dois, é preciso tentar compreender o outro em suas particularidades e aprender a conviver com as diferenças em harmonia, mesmo que isso seja algo tão difícil quanto necessário.
Muitas vezes, a rotina e os problemas em família (filhos, finanças, trabalho), somados à falta de compreensão e de respeito pela individualidade do outro, fazem com que os companheiros percam a capacidade de diálogo. Divergências de pensamento e diferentes visões de mundo, quando muito acentuadas, podem acabar levando uma relação à crise.